terça-feira, 14 de setembro de 2010

R7 entrevista Taumaturgo Ferreira, e Querêncio de Ribeirão do Tempo

Andréa Martinelli Maso/R7

Taumaturgo Ferreira é quem interpreta Querêncio, o bêbado de Ribeirão do Tempo que, mesmo sóbrio, não tem os parafusos no lugar
Entre novelas, filmes e peças de teatro, Taumaturgo Ferreira trabalha como ator há mais de 30 anos.
De todos os personagens malucos, atrapalhados e com um pé na malandragem que interpretou, em Ribeirão do Tempo tem a oportunidade de dar vida a seu primeiro bêbado, o Querêncio.
Querêncio é o tipo de personagem que Taumaturgo adora fazer. É engraçado, espirituoso e como se não bastasse, bêbado e maluco. Só a bebida tem o poder de colocar os pés dele no chão.
Em entrevista, o ator fala sobre detalhes do que vai acontecer na trama e conta como é dar vida a um dos personagens mais carismáticos de Ribeirão do Tempo. Veja abaixo:
R7 - Em 30 anos de carreira, entre todos os personagens malucos, atrapalhados, malandros e irresponsáveis que já interpretou, Querêncio é o primeiro bêbado que chega para ser acrescentado a esta lista. Para você, como é dar vida a um dos personagens que, apesar de ser o bêbado de Ribeirão do Tempo, ao mesmo tempo é um dos personagens mais carismáticos da novela? Como está sendo essa experiência?
Taumaturgo Ferreira – Assim como os outros personagens que já fiz, o Querêncio é irreverente, debochado, inesperado, um cara que pode tomar qualquer atitude a todo o momento. Eu faço um bêbado mais doidão, meio “malucão”. É claro que em algumas cenas ele tem que estar bêbado pra aprontar. Mas eu acho que mesmo grandes atores que fizeram bêbados no cinema, nunca são muito caricatos. Embora um bêbado de verdade possa ser caricato, falar enrolado quando está doidão, e tudo o mais. Quando é na ficção e não na realidade, fica muito chato. Esse é o cuidado principal. Ele é um personagem bem divertido, é leve, não tem uma preocupação com o “merchandising social” do bêbado que precisa ser curado.
R7 - O Querêncio está exatamente do jeito que você imaginou que ele seria quando leu sobre a personagem?
Taumaturgo – A sinopse era muito rica, tinha uma sinopse bem grande dele na apresentação do texto. É claro que problemas todo mundo tem, mas o Querêncio não bebe porque a mulher morreu ou porque ele tem algum problema ou porque ele é frustrado. Ele bebe porque ele gosta, a cachaça é a inspiração pra ele. Ele se diverte com a bebida. A novela também vai até esse ponto, mostra os problemas que há com a bebida, mas trata este lado com mais humor. O Marcílio faz isso de uma forma engraçada. O Querêncio é um bêbado engraçado, alto astral.
R7 - Como é participar de uma novela de um autor como Marcílio Moraes? O que você mais gosta na novela?
Taumaturgo - Como eu já fiz muitas novelas, já li muitas sinopses, mas, quando li a de Ribeirão do Tempo, adorei. É uma das mais bem escritas. E isso eu acho que é o principal. Você faz uma novela bem escrita, com uma história muito amarrada, consistente, e o Marcílio não fugiu da sinopse, ele continua seguindo ela, principalmente no meu personagem, o Querêncio. E os diálogos são muito bons. Todos os atores comentam isso. Ribeirão é uma novela inteligente, bem escrita, engraçada, emocionante, cheia de mistérios. Há muito tempo eu não via uma novela assim.
R7 - Em uma votação no site de Ribeirão do Tempo, sobre o que Querêncio vai fazer com a herança de Madame Durrel, a opção mais votada foi a de que o pintor vai largar a bebida e administrar bem o dinheiro que herdou, sinal do enorme carisma do personagem para com o público. O que você acha que vai acontecer com Querêncio agora que é herdeiro de Madame Durrel?
Taumaturgo - Olha, eu não sou nem um pouco curioso. Não sou aquele que quer sempre saber o que vai acontecer nos capítulos, porque, afinal, eu não sei nem o que vai acontecer daqui a meia hora, hoje a noite, amanhã, não é? Eu sei que eu tenho que ir gravar, só isso [risos]. Mas o Querêncio não é bobo, não. E outra, a filha dele, a Filomena, não é nem um pouco boba também. Acho que ela vai saber controlar bem se o pai quiser fazer alguma besteira. Sobre o personagem, eu sei que ele vai querer consertar o mundo. E ele vai entrar na política porque o Professor Flores e o Nicolau vão armar uma situação para ele entrar nessa, mas com boas intenções. É claro que ele pode fazer maluquice quando beber, mas é difícil torrar aquela grana toda, né? É um patrimônio muito grande. Também acho que ele não vai lapidar a fortuna, mas vamos ver o que nos espera.
R7 – O que você acha que os telespectadores podem esperar da novela Ribeirão do Tempo?
Taumaturgo - Ah, eu sinto na rua tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro que a audiência da novela está crescendo muito e vai ficar melhor ainda. Daqui até o fim do ano ela vai estar um sucesso estrondoso. A novela vai pegar fogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário